Técnicas de Apoio à Gestão

Brevemente em Viseu.


Objectivos

  • Dotar os formandos de conhecimentos, competências e ferramentas que lhes permitam executar e desenvolver eficazmente as tarefas de apoio à gestão;
  • Assegurar eficazmente os fluxos de trabalho, de comunicação e de documentos;
  • Utilizar corretamente as ferramentas informáticas de apoio à gestão, mais concretamente ao nível da gestão de bases de dados (Excel) e gestão de E-mails (Outlook);
  • Planear e organizar a agenda de tarefas inerentes à respetiva função, de forma a otimizar o tempo e recursos disponíveis;
  • Desenvolver tarefas profissionais em cálculo e processamento salarial, IRS, Segurança Social, trabalho corrente contabilístico de acordo com o Sistema de Normalização Contabilística (SNC) e cumprimento das obrigações fiscais declarativas em sede de IVA.

Destinatários: Destina-se a todos aqueles que estejam interessados em melhorar as suas competências na área Administrativa e de Apoio à Gestão. As habilitações mínimas requeridas são o 9º ano de escolaridade e no mínimo 2 anos de experiência na área Administrativa ou similar.


Programa de Acção

Módulo 1 - Suporte Administrativo

1.1. Perfil do secretariado do século XXI: competências e qualidades essenciais

  • Atendimento a clientes/parceiros; Comunicação presencial (face-to-face); Assertividade na relação comunicacional; Tratamento e gestão de reclamações e conflitos.

1.2. Principais ferramentas do secretariado

1.3. Uso eficaz do telefone/telemóvel: atitude, postura, termos e palavras proibidas, regras e procedimentos da comunicação.

1.4. Gestão da informação e comunicação (Microsoft Excel; Microsoft Outlook)

1.5. Gestão documental

  • Tipologia de documentos

1.6. Planeamento e gestão de tarefas e da agenda profissional

  • Como utilizar o tempo de forma eficaz e produtiva

Módulo 2 - Noções de contabilidade

2.1. Processamento de Salários: Cálculo de remunerações. Elaboração da folha de férias. Retenções na fonte. Folhas de remunerações para a Segurança Social. Processamento de vencimentos e tratamento de todas as necessidades internas e externas da empresa. Utilização da aplicação: Tabelas, Ficheiros, Processamento e Mapas.

2.2. IRS: Preenchimento do modelo 3 e anexos. Cálculo do Imposto a pagar ou receber pelos contribuintes.

2.3. Prática de Contabilidade: Introdução ao SNC e regras de movimentação das contas. Organização mensal da Contabilidade e classificação de documentos de acordo com o plano de contas. Documentação Comercial e Faturação.

2.4. IVA: As obrigações fiscais declarativas dos contribuintes em IVA. Liquidação e Deduções. Casos Práticos sobre o preenchimento da declaração periódica do IVA.


Duração: 35 horas

Investimento: 125€/ formando

NOTA: Mediante aprovação na ação será emitido um certificado profissional através da plataforma SIGO.


RESUMO CURRICULAR DOS FORMADORES:

Carlos Soares: Lic. em Comunicação Social, com Especialização em Mkt, Publicidade e RP; Iniciou o seu percurso profissional na área da Assessoria de Imprensa e RP. Formador e Consultor nas áreas do Mkt, Mkt Digital, Comercial, Apoio Administrativo e Secretariado, tendo ministrado mais de 16.000 horas de formação, e 6.000 horas de consultoria especializada, em mais de 80 empresas, associações e entidades.

Rui Ribeiro: Licenciado em Gestão; Exerce funções de Diretor Financeiro de um grande grupo empresarial com âmbito nacional e internacional desde 2010; Exerceu funções de Consultor de Projetos na Soluciona (AIMINHO).

© Megaskills
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora