Técnicas de Apoio à Gestão
Brevemente em Viseu.
Objectivos
- Dotar os formandos de conhecimentos, competências e ferramentas que lhes permitam executar e desenvolver eficazmente as tarefas de apoio à gestão;
- Assegurar eficazmente os fluxos de trabalho, de comunicação e de documentos;
- Utilizar corretamente as ferramentas informáticas de apoio à gestão, mais concretamente ao nível da gestão de bases de dados (Excel) e gestão de E-mails (Outlook);
- Planear e organizar a agenda de tarefas inerentes à respetiva função, de forma a otimizar o tempo e recursos disponíveis;
- Desenvolver tarefas profissionais em cálculo e processamento salarial, IRS, Segurança Social, trabalho corrente contabilístico de acordo com o Sistema de Normalização Contabilística (SNC) e cumprimento das obrigações fiscais declarativas em sede de IVA.
Destinatários: Destina-se a todos aqueles que estejam interessados em melhorar as suas competências na área Administrativa e de Apoio à Gestão. As habilitações mínimas requeridas são o 9º ano de escolaridade e no mínimo 2 anos de experiência na área Administrativa ou similar.
Programa de Acção
Módulo 1 - Suporte Administrativo
1.1. Perfil do secretariado do século XXI: competências e qualidades essenciais
- Atendimento a clientes/parceiros; Comunicação presencial (face-to-face); Assertividade na relação comunicacional; Tratamento e gestão de reclamações e conflitos.
1.2. Principais ferramentas do secretariado
1.3. Uso eficaz do telefone/telemóvel: atitude, postura, termos e palavras proibidas, regras e procedimentos da comunicação.
1.4. Gestão da informação e comunicação (Microsoft Excel; Microsoft Outlook)
1.5. Gestão documental
- Tipologia de documentos
1.6. Planeamento e gestão de tarefas e da agenda profissional
- Como utilizar o tempo de forma eficaz e produtiva
Módulo 2 - Noções de contabilidade
2.1. Processamento de Salários: Cálculo de remunerações. Elaboração da folha de férias. Retenções na fonte. Folhas de remunerações para a Segurança Social. Processamento de vencimentos e tratamento de todas as necessidades internas e externas da empresa. Utilização da aplicação: Tabelas, Ficheiros, Processamento e Mapas.
2.2. IRS: Preenchimento do modelo 3 e anexos. Cálculo do Imposto a pagar ou receber pelos contribuintes.
2.3. Prática de Contabilidade: Introdução ao SNC e regras de movimentação das contas. Organização mensal da Contabilidade e classificação de documentos de acordo com o plano de contas. Documentação Comercial e Faturação.
2.4. IVA: As obrigações fiscais declarativas dos contribuintes em IVA. Liquidação e Deduções. Casos Práticos sobre o preenchimento da declaração periódica do IVA.
Duração: 35 horas
Investimento: 125€/ formando
NOTA: Mediante aprovação na ação será emitido um certificado profissional através da plataforma SIGO.
RESUMO CURRICULAR DOS FORMADORES:
Carlos Soares: Lic. em Comunicação Social, com Especialização em Mkt, Publicidade e RP; Iniciou o seu percurso profissional na área da Assessoria de Imprensa e RP. Formador e Consultor nas áreas do Mkt, Mkt Digital, Comercial, Apoio Administrativo e Secretariado, tendo ministrado mais de 16.000 horas de formação, e 6.000 horas de consultoria especializada, em mais de 80 empresas, associações e entidades.
Rui Ribeiro: Licenciado em Gestão; Exerce funções de Diretor Financeiro de um grande grupo empresarial com âmbito nacional e internacional desde 2010; Exerceu funções de Consultor de Projetos na Soluciona (AIMINHO).