Curso Intensivo - Intervenção Assistida por Animais (Nível I)

Brevemente em Viseu.

As terapias assistidas por animais, definem-se como um processo terapêutico no qual o animal é parte integrante do tratamento,uma vez que existem cada vez mais resultados que comprovam o efeito positivo que os animais têm dentro dos diferentes processos terapêuticos. É neste contexto que surge a necessidade de formar pessoas, para o desenvolvimento de um trabalho mais rigoroso e preciso. Neste sentido desenvolvemos um curso de intervenção assistida por animais (IAA), abordando diversas componentes teóricas e práticas que formam um todo, essencial para o desenvolvimento íntegro desta nova área. 

Objetivos

Os formandos deverão de ser capazes de:

  • Dominar os aspetos éticos e deontológicos envolvidos numa sessão de atividade, terapia ou educação assistida por animais;
  • Difundir os benefícios que os diversos tipos de intervenção têm para o melhoramento da vida do utente;
  • Participar em sessões de intervenção assistidas por animais com pessoas portadoras de deficiência, que necessitam de reabilitação;
  • Conhecer os diferentes exercícios e processos de treino, utilizando o reforço positivo;
  • Tratar de um animal em contextos terapêuticos;
  • Trabalhar em equipa com os restantes profissionais das diversas áreas de intervenção, planeando, desenvolvendo e concluindo a sessão;
  • Projetar, desenvolver e coordenar programas de IAA.

Duração

25 horas


Destinatários

Destina-se a todos aqueles que estejam interessados em desenvolver esta área como uma formação séria e digna. As habilitações mínimas requeridas são o 9º ano de escolaridade, sendo que só serão certificados como Especialistas em Intervenção Assistida por Animais (IAA) os formandos que tiverem Licenciatura na Área da Saúde ou Educação, os restantes certificam-se como técnicos em IAA.


Metodologia

A partir de uma abordagem dinâmica e interativa em que a prática e a teoria se complementam, pretendemos formar pessoas capazes de concretizar com rigor e sucesso o seu trabalho. Para isso, contamos com uma equipa de profissionais altamente qualificados com experiência na área de comportamento animal e especialistas em IAA. Na componente prática do curso poderão fazer-se acompanhar pelos seus animais (cães, gatos, cavalos), mas não é obrigatório, dado que os formadores trarão os seus animais para demonstrar as técnicas.

Investimento: 195€


RESUMO CURRICULAR DOS FORMADORES

João Vasconcelos: Formado em Treino de Cães de Assistência na Ânimas, em Guia de Cães de Busca e Salvamento; Formador desde 2003 na Fundación Bocalán del Perro de Ayuda Social; Formador de técnicas de treino canino em diversas instituições (ISPA; IWA); Coordenador de estágios na Universidade Lusófona no CET em Cinotecnia em 2014/2015.

Paula Igrejas: Licenciada em Medicina Veterinária desde 2005; Pós-Graduação em TAA; Clicker Trainers Competency CAP 1; Curso Técnico e Especialista em Terapias Assistidas por Animais; Pós-Graduação Medicina Interna Pequenos Animais; Médica Veterinária.