Manobrador de Máquinas Agrícolas e Florestais
Os formandos deverão desenvolver competências ao nível da utilização adequada de equipamentos de trabalho, nomeadamente no que respeita à manobra de máquinas agrícola e florestais, necessárias para a realização de um trabalho seguro, eficiente e produtivo respeitando as normas de SSt e de proteção do ambiente.
VISEU
BREVEMENTE
Público-alvo
Trabalhadores e/ou operadores de máquinas florestais, produtores florestais operadores motosserras de alfaias; tratores; charruas; escarificadores; fresas; moto-enxadas; semeadores; semi-reboque, reboque agrícola e florestal; ceifeiras e; enfardadeira; distribuidores de adubo...).
Objectivos Especificos
Os formandos deverão ser capazes de:
- Reconhecer e aplicar os princípios
básicos de higiene e segurança no trabalho aplicados ao manuseamento de
máquinas agrícolas e florestais;
- Caracterizar, identificando, as
condições anormais previsíveis por forma a gerir as principais causas de
sinistralidade na área em questão;
- A partir do conhecimento sobre as condições de
utilização dos equipamentos, aplicar os procedimentos de segurança na atividade
de manuseamento de máquinas, alfaias agrícolas e florestais.
Metodologia da formação
A metodologia de formação a seguir terá como base o método ativo e suas técnicas. Podendo, a par, recorrer ainda ao método demonstrativo, dada a natureza da ação.
Avaliação
Diagnóstica:
No início da ação é realizada uma avaliação diagnóstica que, não tendo qualquer intenção classificativa, tem como objetivo a identificação dos conhecimentos que os/as formandos/as possuem no momento de entrada na ação, bem como a maximização da aquisição de conhecimentos e competências pela adequação e conhecimento do perfil do/a formando/a.
Formativa:
Promovida no decurso da ação, pretende identificar desvios aos objetivos fixados, detetar problemas e aplicar soluções, nomeadamente, a definição de eventuais planos de recuperação, tendo sempre em vista o reajuste da estratégia pedagógica do formador no sentido de atender a percursos individuais e de grupo. A avaliação formativa consubstancia-se em diversas estratégias que implicam sempre o feedback do formador, quer em suporte escrito, quer em suporte oral/presencial a partir da realização das designadas "Propostas de Trabalho".
Sumativa:
A avaliação sumativa realiza-se no final da unidade de formação de curta duração (UFCD).
A metodologia de avaliação prevê, para além, da avaliação dos conhecimentos científicos e competências técnicas, a avaliação de competências transversais, de âmbito comportamental, bem como o exercício de autoavaliação do formando que terá sempre a oportunidade de refletir e tomar consciência do seu percurso de aprendizagem.
Assim, o processo de avaliação passa pela construção e/ou aplicação de:
- Enunciado da
Avaliação de Competências (Mod. CF.065);
- Corrigenda da
Avaliação de Competências (Mod. CF.069);
- Grelha de
Correção da Avaliação de Competências (Mod. CF.070);
- Registo da
Avaliação do Formando por Objetivo de Aprendizagem (Mod. CF.125).
Avaliação de Reação:
Sendo esta uma ação de curta duração (com menos de 300 horas), os questionários aplicar-se-ão no final da mesma.
Os inquéritos por questionário aplicam-se a formandos (Mod.CF.60), formador (Mod.CF.61), coordenador (Mod.CF.62).
Avaliação de Desempenho:
Sendo esta uma ação de curta duração (com menos de 300 horas), o formador será avaliado uma vez, no final da ação, salvo se, decorrente de alguma ocorrência, seja necessário avaliar o seu desempenho antecipadamente.
O desempenho dos formadores é avaliado por formandos
(Mod. CF. 170), coordenador (Mod. CF. 169) e pelo próprio formando (Mod. CF.
168). Estas avaliações resultam numa média global de desempenho. Esta média é
calculada pelo somatório das apreciações obtidas, divididas pelo número de
respostas, sendo que as respostas dos formandos têm um peso de 50%, as do
coordenador têm um peso de 40% e as do formador têm um peso de 10%.
Recursos e Materiais didáticos
Recursos
didáticos projetáveis (projetor de vídeo, tela de projeção), computadores,
dossiê do formando, material de escrita, propostas de trabalho concebidas
pelo/a formador(a), outros.