Gestão da Qualidade e Auditoria Internas

VISEU

BREVEMENTE

Gestão da Qualidade e Auditorias Internas (120h)

O presente Curso de Formação Avançada em Gestão da Qualidade e Auditorias Internas é fruto de uma parceria entre a Megaskills, Três R´s - Formação, Turismo e Lazer, Lda. e a Forward - Formação Profissional e Prestação de Serviços.

Este curso pretende dotar os formandos de ferramentas que lhes permitam planear e implementar um Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com as orientações e os requisitos da norma de referência ISO 9001:2015 assim como planear, preparar e realizar auditorias internas de qualidade.

Destinatários

Este Curso destina-se a diretores, técnicos da qualidade e responsáveis pelos projetos de implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade e, ainda, de... uma forma geral, a todos os interessados na temática da Qualidade.

Metodologia do curso

Os métodos e técnicas aplicados à aprendizagem serão adequados ao público-alvo, privilegiando em especial os métodos ativos, casos práticos e exercícios práticos. 

Avaliação dos formandos

A avaliação dos formandos será baseada na participação, na assiduidade, na motivação, nos exercícios e na generalidade dos trabalhos realizados. 
O sistema de avaliação contempla uma avaliação contínua e uma avaliação final. 
A avaliação contínua baseia-se no acompanhamento da aprendizagem dos formandos no plano dos saberes e dos comportamentos. A avaliação final tem por base a comparação dos resultados atingidos por cada formando com os objetivos da formação.

Avaliação da formação

A avaliação da formação será feita mediante questionário que permite a recolha e tratamento dos resultados de formação, relativamente, à estrutura do programa, metodologia utilizada, desempenho dos formadores, modelo organizativo da ação, recursos técnicos, recursos humanos e recursos materiais.

Certificação da formação

Os formandos que concluírem a formação com aproveitamento terão direito ao Certificado de Formação Profissional, de acordo com a legislação em vigor.

Percurso formativo

I - INTRODUÇÃO À GESTÃO DA QUALIDADE (6h)
  • O conceito de Qualidade
  • A evolução do conceito de Qualidade ao longo do tempo
  • Normalização internacional, europeia e nacional
  • Sistema Português da Qualidade (SPQ)

II - SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE (12h) 
  • Processo de certificação dos sistemas de gestão
  • A série de normas ISO 9000
  • Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade: Vantagens e dificuldades do processo
  • Objectivos da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade
  • Fases da Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

III - ABORDAGEM POR PROCESSOS (12h)
  • Abordagem por Processos
  • PDCA e a Gestão por Processos 
  • Ciclo de melhoria contínua: Plan-Do-Check-Act
  • Planeamento e documentação dos processos
  • Rede de processos: sequência e interação
  • Entradas e saídas dos processos
  • Âmbito, objetivos, recursos, responsabilidade e autoridades
  • Indicadores, monitorização, medição e controlo dos processos
  • Fluxogramas das atividades dos processos
  • Avaliação do desempenho e melhoria contínua dos processos

IV - OS REQUISITOS DA NORMA NP EN ISO 9001: 2015 (21h)
  • Princípios de gestão da qualidade
  • Contexto da organização
  • Liderança
  • Planeamento do sistema de gestão da qualidade
  • Suporte
  • Operação
  • Avaliação do desempenho
  • Melhoria

V - GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL (6h)
  • Hierarquia e responsabilidades dentro da organização
  • Círculos da qualidade
  • Qualificação das pessoas

VI - CUSTOS DA QUALIDADE (3h)
  • Relação qualidade, custo, preço e benefício
  • Custos da qualidade e da não qualidade
  • Custos de prevenção e de avaliação
  • Custos associados às falhas internas e externas
  • Implementação de um programa de custos da qualidade

VII - FERRAMENTAS DA QUALIDADE (21h) 
  • Estratificação
  • Folhas de recolha de dados
  • Histogramas de frequência
  • Diagrama de Pareto
  • Diagrama de causa e efeito
  • Cartas de controlo
  • Diagramas de dispersão
  • Fluxogramas
  • Organogramas

VIII - AUDITORIAS INTERNAS DA QUALIDADE (21h)
  • Tipos de auditoria
  • Princípios de auditoria
  • Gestão de um programa de auditoria
  • Auditor: requisitos e responsabilidades
  • Métodos e técnicas de auditoria
  • Preparação e realização da auditoria
  • Relatório final e recomendações
  • Ações pós-auditoria

IX - QUALIDADE E ASPETOS COMPORTAMENTAIS (12h)
  • Liderança e motivação para a qualidade
  • Auditor: Atitudes e comportamentos
  • As entrevistas e as reuniões em auditorias - Bases comportamentais

X - SIMULAÇÃO DE UMA AUDITORIA INTERNA DA QUALIDADE (6h)
  • Planeamento da auditoria
  • Elaboração do plano de auditoria
  • Elaboração do plano de amostragem de evidências para a auditoria
  • Reunião de abertura da auditoria
  • Análise crítica dos documentos e registos do SGQ
  • Observação das práticas e infraestruturas da organização
  • Entrevista com o auditado
  • Reunião da EA e elaboração do relatório final
  • Reunião de encerramento da auditoria

Calendarização/Cronograma

  • A definir.

Investimento:

  • Inscrição: 50€ (pago no ato de inscrição)
  • 5 mensalidades de 100€ (pago até o dia 8 de cada mês).