Sustentabilidade em Contexto Empresarial

Brevemente em Viseu.


A Sustentabilidade não deve ser considerada um custo, mas sim um investimento.

São um conjunto de ações que uma empresa toma e que visam o respeito pelo meio ambiente e pelo desenvolvimento sustentável da sociedade. Portanto, para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente, a mesma deve adotar atitudes éticas, práticas que visem o seu crescimento económico, sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade.

Objetivos Gerais:

Consciencializar para a importância da sustentabilidade empresarial face aos desafios globais atuais; Conhecer estratégias que promovam a ação sustentável dos stackeholders; Identificar experiências, competências e índices que permitirão, uma organização, atingir os seus objetivos de sustentabilidade; Desenvolver e aplicar abordagens eficazes para empresas socialmente responsáveis, que simultaneamente incentivam a inovação e competitividade.

Vantagens:

- Melhoria da imagem da empresa junto dos clientes e comunidade em geral.

- Economia, com redução dos custos de produção. Isto é obtido, por exemplo, através da reciclagem, reutilização da água, reaproveitamento de sobras de matéria-prima e medidas de economia de energia elétrica.

- Melhoria das condições ambientais do planeta.

- Satisfação dos colaboradores, em função da consciência ambiental (muitas pessoas tem satisfação em trabalhar em empresas sustentáveis).

Conteúdo Programático:

  • Gestão empresarial e referenciais para a gestão da sustentabilidade;
  • Cadeia de valor e gestão da sustentabilidade - áreas de intervenção;
  • Compras ecológicas, design sustentável, inovação e diferencial competitivo dos produtos/serviços sustentáveis;
  • Sustentabilidade e logística - compras ecológicas, cadeia de abastecimento, frota de veículos;
  • Gestão dos Resíduos - procura de soluções inovadoras e economicamente viáveis;
  • Marcas e a sustentabilidade;
  • Comunicação e Marketing e a sustentabilidade;
  • Relações com a comunidade, investimento social e voluntariado empresarial;
  • Índices de sustentabilidade;
  • Sustentabilidade e a vantagem competitiva.

Duração: 30 Horas

Destinatários: Destina-se a ativos empregados e todos aqueles que estejam interessados em melhorar as suas competências no âmbito empresarial.


RESUMO CURRICULAR DA FORMADORA:

Rosa Sousa: Lic. em Biologia e Geologia; Mestrado Europeu em Energias Renováveis na Universidade de Saragoça; Em fase de entrega de tese de Doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável na Universidade Nova de Lisboa/ Universidade Técnica de Lisboa.; Técnica de sistemas energéticos na Ibersolar em Barcelona; Coordenadora e Formadora do curso Técnico de Energias Renováveis no IDEP; Consultora técnica na área de sustentabilidade.