Gestão de Equipas de Cuidadores de Idosos

CASTELO BRANCO

2 JUNHO - 15 JULHO

  • Certificado como Pós-Graduação APCDP
  • Certificado de Formação Profissional DGERT

100 Horas (48 Presenciais + 52 Trabalho Autónomo)

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VISEU

10 MARÇO - 29 ABRIL

  • Certificado como Pós-Graduação APCDP
  • Certificado de Formação Profissional DGERT

100 Horas (48 Presenciais + 52 Trabalho Autónomo)


Objetivos gerais

  • Adequar a gestão de pessoas e equipas de cuidadores de idosos, utilizando ferramentas de gestão de tempo, stress e conflitos, integrando a componente inteligência emocional ao longo de todo o processo.
  • Reconhecer o papel da tarefa no processo de coaching, transpondo a sua aplicabilidade de forma eficaz para o contexto dos cuidadores de idosos.
  • Identificar, exemplificando, o papel que a motivação, os afetos e as emoções têm no desempenho diário das funções inerentes aos cuidadores de idosos.
  • Aplicar conhecimentos ao nível da ergonomia, no posto de trabalho, visando a prevenção e controlo dos riscos ocupacionais.
  • Adquirir competências para a correta análise e gestão de processos inerentes às respostas sociais dos processos sénior, tendo como base os respetivos manuais de processos chave do Instituto da Segurança Social.


Destinatários/Pré-requisitos

  • Psicólogos, estudantes de psicologia, técnicos de entidades sociais, animadores, educadores, professores, licenciados em ciências humanas e sociais e público em geral com interesse nesta temática.


Conteúdos programáticos

Conteúdos Carga horária Formador/a


Módulo 1 - Gestão de pessoas e equipas

12 Horas | Ricardo Pocinho 


Comunicação Eficaz e Assertividade

  • A Comunicação Interpessoal
  • A Reformulação e a Escuta Ativa
  • A Assertividade na Comunicação
  • Técnicas de Negociação


A Inteligência Emocional

  • A Inteligência Emocional
  • A Teoria das Emoções
  • As competências emocionais
  • A importância da I.E. na Gestão de Tempo, Stress e Conflitos

A Gestão Eficaz de Tempo

  • Organização Pessoal e Planeamento
  • Estabelecer objetivos
  • Definir prioridades
  • Importante VS Urgente
  • Planear e controlar atividades
  • Planificação e Gestão da Agenda
  • Planeamento e gestão de reuniões
  • Técnicas de Gestão Eficaz de Tempo
  • Saber delegar tarefas
  • O ritmo de atividade e a produtividade
  • Tarefas Pessoais e Tarefas Profissionais
  • Gestão eficaz da mudança
  • O poder do reforço positivo
  • A influência da motivação na gestão eficaz do tempo
  • Gestão de Tempo e Qualidade de Vida
  • Qualidade de vida e os efeitos positivos da gestão eficaz do tempo

Gestão de Stress

  • Causas de Stress
  • Vulnerabilidade ao Stress
  • Identificação dos fatores de Stress internos e externos
  • Stress positivo e Stress negativo
  • Stress pessoal e Stress profissional
  • Sinais e Sintomas de Stress
  • Sintomas físicos, cognitivos e emocionais de Stress
  • Técnicas de Gestão de Stress
  • Técnicas para evitar o Stress
  • Alteração de comportamentos
  • Desenvolver competências de Gestão de Stress
  • Técnicas de relaxamento

Gestão de Conflitos

  • Tipos de Conflitos
  • A dupla visão do Conflito
  • Formas básicas de Atuação
  • Os conflitos no local de trabalho
  • Técnicas de Gestão de Conflitos
  • Estratégias para a minimização do conflito


Módulo 2 - Coaching para cuidadores

8 horas | Vítor Anjos

  • História do coaching (desde o aparecimento do conceito até aos dias de hoje)
  • Settinhg do coaching
  • Aplicação do Coaching nas áreas Pessoal e profissional.
  • Aprendizagem das Técnicas do coaching
  • Aprendizagem da construção de uma sessão de coaching pessoal
  • Aprendizagem da construção de uma sessão de coaching de equipas
  • Aprendizagem da planificação de um pacote de sessões de coaching para acompanhamento de equipas


Módulo 3 - Motivação, afetos e emoções

4 horas | Vítor Anjos

  • Motivação
  • Afeto
  • Emoções

Módulo 4 - Ergonomia de trabalho

12 horas | Pedro Carrana

  • Segurança e Higiene no Trabalho: Conceitos, Enquadramento Legal
  • Ergonomia: Conceito, Objetivos e Metodologia
  • Lesões Músculo-Esqueléticas Relacionadas com o Trabalho com Idosos (LMERT)
  • Posicionamento de Idosos: Levantamento e Movimentação
  • Movimentação Manual de Cargas
  • Segurança de Máquinas e Equipamentos de Trabalho
  • Conceção de postos e métodos de trabalho: Tempo e Carga Trabalho
  • Fatores de Risco Físicos, Químicos , Biológicos e Psicossociais
  • Medidas de controlo dos riscos ocupacionais


Módulo 5 - Processo Individual Sénior

12 horas| Ana Rosa

O Processo sénior e os Manuais de avaliação da Qualidade das Respostas sociais: 

  • Critérios;
  • Abordagem por processos: processos-chave;
  • Organização documental

Processo individual sénior:

  • Avaliação das necessidades e potencialidades do cliente; 
  • Plano Individual
  • Elaboração do Plano Individual
  • Implementação do Plano Individual - articulação com os impressos/registo de monitorização;
  • Monitorização, revisão e avaliação do Plano Individua

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Trabalho autónomo

52 horas


Metodologias de formação:

  • Demonstração; 
  • Trabalhos em subgrupo; 
  • "Role-Playing"; 
  • Exercícios práticos; 
  • Estudo de casos; 
  • Resolução de problemas; 
  • Brainstorming.

Metodologias de avaliação:

O/A formador/a poderá optar pelas seguintes formas de avaliação, consoante o momento em que esta ocorre (DGERT, 2011):

- Avaliação diagnóstica: ocorre antes da ação de formação (ou logo no início) e permite verificar o nível de conhecimento prévio dos/as formandos/as, relativamente aos conteúdos da formação.

- Avaliação formativa: ocorre no decurso da formação, possibilita a recolha de informação sobre o percurso do/a formando/a face aos objetivos da formação e permite diagnosticar dificuldades de aprendizagem e introduzir ações corretivas.

- Avaliação sumativa: realiza-se no final da formação e tem como objetivo testar o resultado final da aprendizagem.

O resultado final, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação, deverá ser expresso da seguinte forma:

- Com aproveitamento ou Sem Aproveitamento.

Só se procede à emissão de certificado de formação nos casos em que o/a formando/a termina a formação com aproveitamento.

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