Gestão Hoteleira



EM BREVE


Calendarização/Cronograma

Em breve.

Sábados - 10h00 - 13h00 ' 14h00 - 18h00


Objetivos Gerais: 

  • Contribuir para a valorização dos profissionais do setor da hotelaria; 
  • Desenvolver competências científicas e técnicas no domínio da gestão hoteleira, fundamentais a um desempenho profissional eficiente, criativo e inovador; 
  • Dotar os formandos de competências, comportamentos e técnicas que lhes permitam gerir, de forma integrada, as atividades no domínio da gestão hoteleira e compreender melhor outras atividades do universo do turismo, com as quais se relacionam;
  • Contribuir para o exercício de funções de gestão de operações, gestão financeira, gestão recursos humanos, comercialização dos produtos turísticos e dos serviços prestados pelas empresas hoteleiras;
  • Contribuir para capacitar profissionais de outros sectores, nomeadamente da banca, seguros, imobiliária e TIC, com interesse em conhecer o funcionamento das empresas hoteleiras, para efeitos de avaliação de risco, financiamento, rendimento imobiliário ou soluções tecnológicas específicas para este negócio.

Saídas profissionais:

  • Consoante a dimensão, tipologia e filosofia de gestão das empresas hoteleiras, os diplomados em Gestão Hoteleira poderão desempenhar funções de chefia, assistente de direção dos diversos departamentos, nomeadamente nas áreas de alojamento, alimentação e bebidas, vendas e marketing, ou animação, mais especificamente:
  • Director de Hotel; 
  • Gestão e administração de empresas/unidades hoteleiras nacionais ou internacionais;
  • Gestão Hoteleira nas Áreas Financeira, Administrativa, Marketing e Comercial, Gestão de Recursos Humanos

Permite, também a empregabilidade em empresas nas seguintes áreas:

  • Restauração Pública e Colectiva;
  • Produção e Realização de eventos;
  • Assessoria e auditoria técnica em serviços turísticos, hoteleiro e restauração; 
  • Organizações de apoio à indústria turística (Informação, Animação e Operadores);
  • Atividade docente e formação profissional. 

Metodologia do curso: 

Os métodos e técnicas aplicados à aprendizagem serão adequados ao público-alvo, privilegiando em especial os métodos ativos, casos práticos e exercícios práticos. A metodologia utilizada permitirá uma atualização de conhecimentos, bem como, a troca ativa de diferentes experiências. 

Avaliação dos formandos: 

A avaliação dos formandos será baseada na participação, na assiduidade, na motivação, nos exercícios e na generalidade dos trabalhos realizados. O sistema de avaliação contempla uma avaliação contínua e uma avaliação final. A avaliação contínua baseia-se no acompanhamento da aprendizagem dos formandos no plano dos saberes e dos comportamentos. A avaliação final tem por base a comparação dos resultados atingidos por cada formando com os objectivos da formação.

Avaliação da formação: 

A avaliação da formação será feita mediante questionário que permite a recolha e tratamento dos resultados de formação, relativamente, à estrutura do programa, metodologia utilizada, desempenho dos formadores, modelo organizativo da acção, recursos técnicos, recursos humanos e recursos materiais. Certificação da formação: Os formandos que concluírem a formação com aproveitamento terão direito ao Certificado de Formação Profissional, de acordo com a legislação em vigor. Requisito de participação: - Ser titular de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; - Ser titular de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior. 

Percurso formativo:

M1 

Gestão de Operações Hoteleiras (14h)

- Gestão operacional do Front Office e Serviço de Andares,

- Gestão do planning de quartos,

- Procedimentos de Check - In e Check - Out,

- Gestão da Manutenção Hoteleira.


M2 

Qualidade, Gestão Estratégica e Sustentabilidade (14h)

- Planeamento, Liderança e Estratégia,

- Gestão da Informação,

- Medição, Análise e Melhoria,

- Avaliação do Desempenho Organizacional.


M3 

Gestão de Projetos, Empreendedorismo e Inovação (18h)

- A inovação como vantagem competitiva na hotelaria,

- Gestão de projetos inovadores,

- Empreendedorismo inovador,

- Novas tendências e práticas na gestão da industria hoteleira.


M4 

Gestão de Recursos Humanos (18h)

- Fundamentos da Gestão de Recursos Humanos,

- Modelos e Estratégias da Gestão de Recursos Humanos,

- Integração, Manutenção e Desenvolvimento de Recursos Humanos

  • Análise e Descrição de Funções
  • Recrutamento, Seleção e Integração
  • Formação e Desenvolvimento


M5 

Técnicas de Organização de Eventos (18h)

- Conceção dos eventos,

- Planeamento estratégico:

  • Planeamento de Marketing
  • Planeamento logístico

- Organização de um Evento Final


M6 

Gestão Financeira e Controlo de Gestão (18h)

- A Análise Financeira e o processo de normalização contabilística,

- Instrumentos de Análise Financeira,

- Autorização, monitorização e controlo de custos

- Orçamentação e planeamento.


M7 

Segurança e Qualidade Alimentar na Restauração (9h)

- Noções e microbiologia e higiene,

- Conservação e armazenamento de géneros alimentares,

- Introdução à aplicação de APPCC - Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo.


M8 

Legislação Hoteleira e Turística (9h)

- O Regime Jurídico dos Empreendimentos Turísticos,

- Noções essenciais de Legislação Hoteleira.


M9 

Workshops temáticos (7h)


Investimento:

Inscrição: 50€ (pago no ato de inscrição) + 6 mensalidades de 75€ (pago até o dia 8 de cada mês).

(*) Passível de candidatura a financiamento através da medida "Cheque Formação" desde que reunidos os requisitos:

- Possuir habilitação mínima de nível 3,

- Estar desempregado e inscrito no Centro de Emprego no mínimo há 90 dias.


Equipa de Formação

M1 - Gestão de Operações Hoteleiras (14h) - Eusébio Lima

M2 - Qualidade, Gestão Estratégica e Sustentabilidade (14h) - Carla Cardoso

M3 - Gestão de Projetos, Empreendedorismo e Inovação (18h) - Lara Santos

M4 - Gestão de Recursos Humanos (18h) - Elisabete Araújo

M5 - Gestão Comercial e Marketing (18h) - Susana Cabanelas

M6 - Gestão Financeira e Controlo de Gestão (18h) - Helder Caridade

M7 - Segurança e Qualidade Alimentar na Restauração (9h) - Carla Cardoso

M8 - Legislação Hoteleira e Turística (9h) - Maria Delgado

Workshops Temáticos - 7h

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