Gestão Hoteleira
EM BREVE
Calendarização/Cronograma
Em breve.
Sábados - 10h00 - 13h00 ' 14h00 - 18h00
Objetivos Gerais:
- Contribuir para a valorização dos profissionais do setor da hotelaria;
- Desenvolver competências científicas e técnicas no domínio da gestão hoteleira, fundamentais a um desempenho profissional eficiente, criativo e inovador;
- Dotar os formandos de competências, comportamentos e técnicas que lhes permitam gerir, de forma integrada, as atividades no domínio da gestão hoteleira e compreender melhor outras atividades do universo do turismo, com as quais se relacionam;
- Contribuir para o exercício de funções de gestão de operações, gestão financeira, gestão recursos humanos, comercialização dos produtos turísticos e dos serviços prestados pelas empresas hoteleiras;
- Contribuir para capacitar profissionais de outros sectores, nomeadamente da banca, seguros, imobiliária e TIC, com interesse em conhecer o funcionamento das empresas hoteleiras, para efeitos de avaliação de risco, financiamento, rendimento imobiliário ou soluções tecnológicas específicas para este negócio.
Saídas profissionais:
- Consoante a dimensão, tipologia e filosofia de gestão das empresas hoteleiras, os diplomados em Gestão Hoteleira poderão desempenhar funções de chefia, assistente de direção dos diversos departamentos, nomeadamente nas áreas de alojamento, alimentação e bebidas, vendas e marketing, ou animação, mais especificamente:
- Director de Hotel;
- Gestão e administração de empresas/unidades hoteleiras nacionais ou internacionais;
- Gestão Hoteleira nas Áreas Financeira, Administrativa, Marketing e Comercial, Gestão de Recursos Humanos
Permite, também a empregabilidade em empresas nas seguintes áreas:
- Restauração Pública e Colectiva;
- Produção e Realização de eventos;
- Assessoria e auditoria técnica em serviços turísticos, hoteleiro e restauração;
- Organizações de apoio à indústria turística (Informação, Animação e Operadores);
- Atividade docente e formação profissional.
Metodologia do curso:
Os métodos e técnicas aplicados à aprendizagem serão adequados ao público-alvo, privilegiando em especial os métodos ativos, casos práticos e exercícios práticos. A metodologia utilizada permitirá uma atualização de conhecimentos, bem como, a troca ativa de diferentes experiências.
Avaliação dos formandos:
A avaliação dos formandos será baseada na participação, na assiduidade, na motivação, nos exercícios e na generalidade dos trabalhos realizados. O sistema de avaliação contempla uma avaliação contínua e uma avaliação final. A avaliação contínua baseia-se no acompanhamento da aprendizagem dos formandos no plano dos saberes e dos comportamentos. A avaliação final tem por base a comparação dos resultados atingidos por cada formando com os objectivos da formação.
Avaliação da formação:
A avaliação da formação será feita mediante questionário que permite a recolha e tratamento dos resultados de formação, relativamente, à estrutura do programa, metodologia utilizada, desempenho dos formadores, modelo organizativo da acção, recursos técnicos, recursos humanos e recursos materiais. Certificação da formação: Os formandos que concluírem a formação com aproveitamento terão direito ao Certificado de Formação Profissional, de acordo com a legislação em vigor. Requisito de participação: - Ser titular de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; - Ser titular de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior.
Percurso formativo:
M1
Gestão de Operações Hoteleiras (14h)
- Gestão operacional do Front Office e Serviço de Andares,
- Gestão do planning de quartos,
- Procedimentos de Check - In e Check - Out,
- Gestão da Manutenção Hoteleira.
M2
Qualidade, Gestão Estratégica e Sustentabilidade (14h)
- Planeamento, Liderança e Estratégia,
- Gestão da Informação,
- Medição, Análise e Melhoria,
- Avaliação do Desempenho Organizacional.
M3
Gestão de Projetos, Empreendedorismo e Inovação (18h)
- A inovação como vantagem competitiva na hotelaria,
- Gestão de projetos inovadores,
- Empreendedorismo inovador,
- Novas tendências e práticas na gestão da industria hoteleira.
M4
Gestão de Recursos Humanos (18h)
- Fundamentos da Gestão de Recursos Humanos,
- Modelos e Estratégias da Gestão de Recursos Humanos,
- Integração, Manutenção e Desenvolvimento de Recursos Humanos
- Análise e Descrição de Funções
- Recrutamento, Seleção e Integração
- Formação e Desenvolvimento
M5
Técnicas de Organização de Eventos (18h)
- Conceção dos eventos,
- Planeamento estratégico:
- Planeamento de Marketing
- Planeamento logístico
- Organização de um Evento Final
M6
Gestão Financeira e Controlo de Gestão (18h)
- A Análise Financeira e o processo de normalização contabilística,
- Instrumentos de Análise Financeira,
- Autorização, monitorização e controlo de custos
- Orçamentação e planeamento.
M7
Segurança e Qualidade Alimentar na Restauração (9h)
- Noções e microbiologia e higiene,
- Conservação e armazenamento de géneros alimentares,
- Introdução à aplicação de APPCC - Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo.
M8
Legislação Hoteleira e Turística (9h)
- O Regime Jurídico dos Empreendimentos Turísticos,
- Noções essenciais de Legislação Hoteleira.
M9
Workshops temáticos (7h)
Investimento:
Inscrição: 50€ (pago no ato de inscrição) + 6 mensalidades de 75€ (pago até o dia 8 de cada mês).
(*) Passível de candidatura a financiamento através da medida "Cheque Formação" desde que reunidos os requisitos:
- Possuir habilitação mínima de nível 3,
- Estar desempregado e inscrito no Centro de Emprego no mínimo há 90 dias.
Equipa de Formação
M1 - Gestão de Operações Hoteleiras (14h) - Eusébio Lima
M2 - Qualidade, Gestão Estratégica e Sustentabilidade (14h) - Carla Cardoso
M3 - Gestão de Projetos, Empreendedorismo e Inovação (18h) - Lara Santos
M4 - Gestão de Recursos Humanos (18h) - Elisabete Araújo
M5 - Gestão Comercial e Marketing (18h) - Susana Cabanelas
M6 - Gestão Financeira e Controlo de Gestão (18h) - Helder Caridade
M7 - Segurança e Qualidade Alimentar na Restauração (9h) - Carla Cardoso
M8 - Legislação Hoteleira e Turística (9h) - Maria Delgado
Workshops Temáticos - 7h