Gestão de Equipas de Cuidadores de Idosos
CASTELO BRANCO
2 JUNHO - 15 JULHO
- Certificado como Pós-Graduação APCDP
- Certificado de Formação Profissional DGERT
100 Horas (48 Presenciais + 52 Trabalho Autónomo)
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VISEU
10 MARÇO - 29 ABRIL
- Certificado como Pós-Graduação APCDP
- Certificado de Formação Profissional DGERT
100 Horas (48 Presenciais + 52 Trabalho Autónomo)
Objetivos gerais
- Adequar a gestão de pessoas e equipas de cuidadores de idosos, utilizando ferramentas de gestão de tempo, stress e conflitos, integrando a componente inteligência emocional ao longo de todo o processo.
- Reconhecer o papel da tarefa no processo de coaching, transpondo a sua aplicabilidade de forma eficaz para o contexto dos cuidadores de idosos.
- Identificar, exemplificando, o papel que a motivação, os afetos e as emoções têm no desempenho diário das funções inerentes aos cuidadores de idosos.
- Aplicar conhecimentos ao nível da ergonomia, no posto de trabalho, visando a prevenção e controlo dos riscos ocupacionais.
- Adquirir competências para a correta análise e gestão de processos inerentes às respostas sociais dos processos sénior, tendo como base os respetivos manuais de processos chave do Instituto da Segurança Social.
Destinatários/Pré-requisitos
- Psicólogos, estudantes de psicologia, técnicos de entidades sociais, animadores, educadores, professores, licenciados em ciências humanas e sociais e público em geral com interesse nesta temática.
Conteúdos programáticos
Conteúdos Carga horária Formador/a
Módulo 1 - Gestão de pessoas e equipas
12 Horas | Ricardo Pocinho
Comunicação Eficaz e Assertividade
- A Comunicação Interpessoal
- A Reformulação e a Escuta Ativa
- A Assertividade na Comunicação
- Técnicas de Negociação
A Inteligência Emocional
- A Inteligência Emocional
- A Teoria das Emoções
- As competências emocionais
- A importância da I.E. na Gestão de Tempo, Stress e Conflitos
A Gestão Eficaz de Tempo
- Organização Pessoal e Planeamento
- Estabelecer objetivos
- Definir prioridades
- Importante VS Urgente
- Planear e controlar atividades
- Planificação e Gestão da Agenda
- Planeamento e gestão de reuniões
- Técnicas de Gestão Eficaz de Tempo
- Saber delegar tarefas
- O ritmo de atividade e a produtividade
- Tarefas Pessoais e Tarefas Profissionais
- Gestão eficaz da mudança
- O poder do reforço positivo
- A influência da motivação na gestão eficaz do tempo
- Gestão de Tempo e Qualidade de Vida
- Qualidade de vida e os efeitos positivos da gestão eficaz do tempo
Gestão de Stress
- Causas de Stress
- Vulnerabilidade ao Stress
- Identificação dos fatores de Stress internos e externos
- Stress positivo e Stress negativo
- Stress pessoal e Stress profissional
- Sinais e Sintomas de Stress
- Sintomas físicos, cognitivos e emocionais de Stress
- Técnicas de Gestão de Stress
- Técnicas para evitar o Stress
- Alteração de comportamentos
- Desenvolver competências de Gestão de Stress
- Técnicas de relaxamento
Gestão de Conflitos
- Tipos de Conflitos
- A dupla visão do Conflito
- Formas básicas de Atuação
- Os conflitos no local de trabalho
- Técnicas de Gestão de Conflitos
- Estratégias para a minimização do conflito
Módulo 2 - Coaching para cuidadores
8 horas | Vítor Anjos
- História do coaching (desde o aparecimento do conceito até aos dias de hoje)
- Settinhg do coaching
- Aplicação do Coaching nas áreas Pessoal e profissional.
- Aprendizagem das Técnicas do coaching
- Aprendizagem da construção de uma sessão de coaching pessoal
- Aprendizagem da construção de uma sessão de coaching de equipas
- Aprendizagem da planificação de um pacote de sessões de coaching para acompanhamento de equipas
Módulo 3 - Motivação, afetos e emoções
4 horas | Vítor Anjos
- Motivação
- Afeto
- Emoções
Módulo 4 - Ergonomia de trabalho
12 horas | Pedro Carrana
- Segurança e Higiene no Trabalho: Conceitos, Enquadramento Legal
- Ergonomia: Conceito, Objetivos e Metodologia
- Lesões Músculo-Esqueléticas Relacionadas com o Trabalho com Idosos (LMERT)
- Posicionamento de Idosos: Levantamento e Movimentação
- Movimentação Manual de Cargas
- Segurança de Máquinas e Equipamentos de Trabalho
- Conceção de postos e métodos de trabalho: Tempo e Carga Trabalho
- Fatores de Risco Físicos, Químicos , Biológicos e Psicossociais
- Medidas de controlo dos riscos ocupacionais
Módulo 5 - Processo Individual Sénior
12 horas| Ana Rosa
O Processo sénior e os Manuais de avaliação da Qualidade das Respostas sociais:
- Critérios;
- Abordagem por processos: processos-chave;
- Organização documental
Processo individual sénior:
- Avaliação das necessidades e potencialidades do cliente;
- Plano Individual
- Elaboração do Plano Individual
- Implementação do Plano Individual - articulação com os impressos/registo de monitorização;
- Monitorização, revisão e avaliação do Plano Individua
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Trabalho autónomo
52 horas
Metodologias de formação:
- Demonstração;
- Trabalhos em subgrupo;
- "Role-Playing";
- Exercícios práticos;
- Estudo de casos;
- Resolução de problemas;
- Brainstorming.
Metodologias de avaliação:
O/A formador/a poderá optar pelas seguintes formas de avaliação, consoante o momento em que esta ocorre (DGERT, 2011):
- Avaliação diagnóstica: ocorre antes da ação de formação (ou logo no início) e permite verificar o nível de conhecimento prévio dos/as formandos/as, relativamente aos conteúdos da formação.
- Avaliação formativa: ocorre no decurso da formação, possibilita a recolha de informação sobre o percurso do/a formando/a face aos objetivos da formação e permite diagnosticar dificuldades de aprendizagem e introduzir ações corretivas.
- Avaliação sumativa: realiza-se no final da formação e tem como objetivo testar o resultado final da aprendizagem.
O resultado final, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação, deverá ser expresso da seguinte forma:
- Com aproveitamento ou Sem Aproveitamento.
Só se procede à emissão de certificado de formação nos casos em que o/a formando/a termina a formação com aproveitamento.